O vereador Marquinho Gato Bill (PSD) conseguiu atingir seu objetivo e também fazer acontecer o combinado entre os partidos do grupo político que fez parte durante as Eleições 2024, e hoje (01) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Conchal depois de duas lambanças promovidas pelo excesso de ambição dos envolvidos.
1ª Lambança
O vereador Robinho (PP) achou que seu tradicional “golpe” daria certo, como fez em 2014 - momento que também fazia parte da situação -, quando foi eleito presidente pelos vereadores de oposição da época, Vando Magnusson (PP), Geny Sampaio (PRTB) e Paulinho Miranda (PL), e por isso investiu firme promovendo outro desconforto político na cidade. O problema é que desta vez o pessoal estava esperto e aguardando o vereador reagir da mesma forma, e dia 29 passado o PP (Progressistas) formalizou a Ata de Reunião entre seus filiados concluindo que o candidato a presidente pelo partido seria a vereadora Lúcia Andréa Soares Braglin, a popular Chica, deixando claro que qualquer outro integrante que descumprisse tal determinação seria punido conforme determina a lei de Infidelidade Partidária. Duvidando que pudesse ser punido, Robinho lançou seu nome para presidente, contrariando a determinação do partido, impedindo que sua colega fosse candidata. Com isso, os vereadores de situação mudaram de estratégia e voltaram ao ponto inicial, e disponibilizaram o nome do vereador Marquinho Gato Bill para presidente, surpreendendo a todos, mesmo porque essa possibilidade já tinha caído por terra.
2ª Lambança
Por questão de ética e dignidade política, o que é caro acontecer em Conchal, vereadores da oposição “lutaram” durante a semana para que o candidato a presidente pela oposição fosse alguém do próprio grupo, o que encorajou o vereador Pedrinho Martins (MDB) a lançar seu nome como presidente. “Por mim eu votaria no Pedrinho, mesmo sabendo que poderíamos perder, mas ele é do nosso grupo”, disse o vereador Yago da Locatelli (Republicanos) ao jornalista do Polêmica. Depois de várias reuniões e tudo certo e pra lá de combinado que o candidato da oposição seria o Pedrinho Martins, com o apoio do Robinho, na hora do início da votação houve uma mudança repentina, e o grupo de oposição decidiu colocar o Robinho como candidato, o que gerou muita indignação em Pedrinho Martins.
Hora do Acerto
Apenas duas chapas participaram da eleição, Chapa 01 com Robinho presidente e Chapa 02 com Gato Bill presidente. Tudo indicava que Robinho seria eleito por 6 votos contra 5, porém, na hora do vereador Pedrinho Martins fazer seu voto nominal disse: “Chapa 02” e ainda saiu comemorando chamando a atenção de todos, quando percebeu que possivelmente teria votado na chapa errada. Mas não teve jeito, como o voto foi declarado, o presidente não autorizou a voltar. E para piorar, os vereadores de oposição que ainda tinham que votar decidiram não declarar seus votos, reforçando a eleição de Marquinho presidente da Câmara.
Agora o estrago
O grupo de oposição, vereadores de Rogério Simoso (MDB), se deixou ir pela cabeça de seu líder, que era “meter a mão” na segunda cadeira mais cobiçada da cidade, porém, todos esqueceram da ética e da dignidade, e a qualquer custo tentaram atingir seus objetivos com o apoio de alguém que é adversário e conhecido por esses atos, abandonando os bons costumes.
Resumo da “Ópera”: Alguns vereadores de oposição enxergaram que tudo estava errado, que a ética e a dignidade tinham sido abandonadas, e já imaginavam o cenário acontecido. Com isso a credibilidade do líder Rogério Simoso ficou abalada e o grupo nunca mais será o mesmo, o que com certeza favorecerá o prefeito Junior Caleffi (PL).
Por trás dos bastidores
Além de o Robinho estar acostumado a conquistar seus objetivos a qualquer custo, também recebeu supostos incentivos do empresário e ex-vereador Bonini da Farmácia e do ex-prefeito Valdeci Lourenço, amigo inseparável do edil. Segundo consta, o Bonini precisaria ter a presidência na mão para negociar com o prefeito Junior Caleffi cargos para seus “parceiros”, e como foi o principal patrocinador do Robinho durante a campanha tinha essa carta na manga. Já o interesse do ex-prefeito Valdeci foi apenas birra de adversário para ver o “circo pegar fogo”.
Veja abaixo a Mesa Diretora eleita:
Presidente: Marquinho Gato Bill (PSD)
Vice-presidente: Eliseu Tognolli (PL)
1º Secretária: Chica (PP)
2º Secretário: Clodoaldo Cruz (PP)
Por Adolfo Aparecido Januário Pedroso
|