Uma baita novidade para a política de Engenheiro Coelho, a Câmara de Vereadores lançou anteontem (29) o Projeto Câmara Mirim, tudo igual a Câmara normal, só que são estudantes do 5º ano das escolas municipais que serão os parlamentares.
“O Adolfo, é assim óh: o Projeto da Câmara Mirim, é importantíssimo na minha opinião, para o município, para a sociedade, a gente trata de democracia, a gente não trata de política, a gente quer formar cidadãos para valorizar a cidadania. Eu quero que eles tenham experiência já na conferência partidária, porque sempre antes (nas eleições), qual é a largada da eleição? A largada nas eleições é a conferência partidária, onde os candidatos recebem seus números, e a partir dali eles podem fazer campanha. Na Câmara Mirim está acontecendo neste momento a conferência partidária, quem são os partidos? As escolas, a Eliza Franco, a José Forner e a Mariza Franco, e são alunos do 5º ano que participam. A escolha dos candidatos é feita por cada escola através de boas notas, boa disciplina e que não faltam. E as próprias escolas vão eleger seus representantes, sendo que a Eliza Franco tem que eleger 4, a José Forner, que é menor, 3, e a Mariza 4, são 11 vereadores mirins no total. Hoje eles vão receber os santinhos e o número deles, e a partir daí já podem iniciar a campanha na escola”, explicou Márcia Villela, coordenadora do projeto na Câmara Municipal.
A eleição está marcada para acontecer dia 16 de maio, às 8h, nas dependências de cada escolas.
A Conferência Partidária acontecida anteontem contou com a presença de mais de 200 alunos e autoridades do município, como o prefeito Pedro Franco (MDB) e o vice Gilberto Garcia (Republicanos), o presidente da Câmara Guilherme Machado (PMB) e vereadores.
Por Adolfo Aparecido Januário Pedroso
|