Na última terça-feira, dia 17, o Santuário de Nossa Senhora Rosa Mística, em Estiva Gerbi, recebeu a visita da imagem de Nossa Senhora do Mel. Mais de três mil fiéis, de várias cidades da região, viveram grandes momentos de fé e devoção na presença dessa imagem, que desde 1993 verte mel de forma contínua.
Originalmente, trata-se de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à senhora Lilian Aparecida Montemor, da cidade de Mirassol (SP). Desde que a imagem chegou à sua casa, Lilian passou a rezar o terço todo dia 13, data escolhida por Nossa Senhora em várias de suas aparições. No dia 13 de maio de 1993, foi percebido que a imagem vertia lágrimas. Um ano depois, a imagem começou a verter sal, mel e azeite. Desde então, esse fenômeno ocorre ininterruptamente, como puderam testemunhar os fiéis presentes no Santuário da Rosa Mística na última terça-feira.
A Igreja Católica ainda não se manifestou oficialmente sobre esse fato, pois trata com seriedade essas manifestações e só emite declarações após longos estudos. O fenômeno já foi diversas vezes estudado, como em 2021, pela Unicamp, que concluiu que o mel vertido não existe na Terra, ou seja, não é produzido por nenhuma espécie de abelha conhecida. Ao longo dos anos, são inúmeros os relatos de curas, milagres e conversões por meio da experiência com a Virgem Maria, Mãe de Jesus, na presença de Nossa Senhora do Mel, ou pelo consumo do mel vertido ou abençoado por sua intercessão.
A imagem tem percorrido toda a América Latina, sempre reunindo grande número de fiéis para momentos de oração e devoção. No Santuário, foi preparada uma grande logística para acolher bem a multidão que se dirigiu ao local. Houve colaboração da Polícia Militar, Guarda Municipal, equipes de saúde e toda a equipe do Santuário, o que possibilitou que o evento ocorresse da melhor maneira possível.
Para o padre Anderson Ricardo, reitor do Santuário da Rosa Mística, “a visita da Imagem de Nossa Senhora do Mel é realmente impactante, pois toca o coração dos fiéis. Como disse na homilia da missa, essa visita nos recorda a promessa feita por Deus ao seu povo quando estavam sofrendo, ao prometer que os ‘conduziria a uma terra onde corre leite e mel’, ou seja, que os tiraria do lugar de sofrimento e os levaria a um lugar de vida mais suave, mais doce e feliz, como o mel. Nesse caminho de fé, Nossa Senhora é nossa companheira de jornada”. O padre concluiu dizendo que deseja que “essa visita nos leve a desejar mais esse novo sabor que Deus nos oferece em nossas vidas.”
Durante a visita ao Santuário de Estiva Gerbi, a imagem foi recebida com grande alegria e emoção. Houve momentos de oração, louvor, pregação e a distribuição de mel a todos os presentes. A noite foi marcada pela espiritualidade e pelas graças alcançadas, deixando um legado de paz e fé na cidade e em todos os que estiveram presentes, cultivando um afeto ainda maior por Nossa Senhora e confiança em seu Filho Jesus.
Este foi um momento marcante na história do Santuário da Rosa Mística, conhecido em toda a região por promover grandes eventos a serviço da fé, criando um ambiente favorável para o agir de Deus, como a Novena das Rosas Milagrosas, as Missas de Cura, as missas do dia 13, entre outros.
Texto e fotos: Pascom - Estiva Gerbi
|