O vereador coelhense Fernando Alves Martins (MDB), o popular Fernandinho, fez quatro indicações solicitando ao Poder Executivo que tome providências urgentes referentes ao atendimento mínimo necessário a população do município. São elas: que a Farmácia Municipal funcione 24 horas e de sábado, domingo e feriado e, dentro do próprio PA, reforma do Pronto Atendimento e de imediato deixe os banheiros do local em condições de uso. “Quero fazer duas indicações verbais aqui, uma é referente aos banheiros do Pronto Atendimento, acho que o pessoal já está ciente, já não vai legal lá no Pronto Atendimento, e quando vai usar o banheiro a higienização está horrível, o banheiro quebrado, porta quebrada. Gostaria que o setor responsável pudesse dar uma atenção maior lá no Pronto Atendimento, enquanto não começa a reforma”, disse o vereador durante a sessão ordinária acontecida segunda-feira passada (14) finalizando com sua segunda indicação verbal, que é colocar a Farmácia Municipal dentro do Pronto Atendimento.
Já a Indicação 27/2025 apresentada pelo vereador solicita ao prefeito que a Farmácia Municipal funcione 24 horas e também de sábado, domingo e feriados. Veja abaixo a argumentação:
“Tendo em vista que a farmácia municipal disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepcionais, entre outros medicamentos de suma importância para nossa população.
Tendo em vista que muitos cidadãos trabalham em horários alternativos no município, impossibilitando a retirada de medicações no horário comercial.
Tendo em vista que muitas pessoas passam por atendimento médico a noite e necessitam de tomar medicação imediatamente, medicamentos que podem ser obtidos de maneira gratuita na Farmácia Municipal.
Tendo em vista que a ausência de uma Farmácia Municipal funcionando 24 horas e nos finais de semana coloca os pacientes principalmente os de baixa renda em situação difícil porque acabam arcando com altos custos de medicamentos, agravando a vulnerabilidade financeira dessas pessoas e também evidenciando a necessidade de políticas públicas que garantam acesso aos medicamentos essenciais a qualquer hora do dia ou da noite, se torna necessária e urgente o funcionamento da Farmácia Municipal 24horas”.
Já a Indicação 36/2025 trata da reforma do Pronto Atendimento solicitado pelo parlamentar para melhorar o atendimento a população e consequentemente a qualidade de vida do coelhense, veja:
“Considerando o direito fundamental à saúde garantido pela Constituição Federal e pela Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), que estabelece a saúde como um direito de todos e dever do Estado, é imprescindível que o município de Engenheiro Coelho proporcione aos seus cidadãos condições adequadas de atendimento, especialmente em situações de emergência.
O Pronto Atendimento do município tem se mostrado, nos últimos anos, com um fluxo crescente de pacientes, o que torna evidente a necessidade de ampliação e reforma da estrutura física e operacional do serviço. A demanda constante por atendimentos e o aumento de urgências e emergências exigem que o local esteja preparado para proporcionar um atendimento de qualidade, com mais conforto e eficiência para a população, evitando superlotação e garantindo agilidade no atendimento.
Nesse contexto, à ampliação das instalações do Pronto Atendimento é uma medida necessária para que o serviço possa comportar um número maior de pacientes de forma organizada e eficiente, com salas de espera adequadas, espaços destinados ao atendimento médico, e infraestrutura que atenda às necessidades de conforto e segurança de pacientes e profissionais. Além disso, a reforma do Pronto Atendimento é fundamental para adequar o espaço físico às exigências de segurança, acessibilidade e modernização dos serviços de saúde.
Diante do exposto, solicito que o Executivo Municipal estude com urgência a viabilidade de promover a ampliação e reforma do Pronto Atendimento de Engenheiro Coelho, visando à melhoria das condições de atendimento à população, com o objetivo de oferecer um serviço de saúde mais eficaz, seguro e de qualidade”.
Fernandinho ainda mandou o seguinte recado: “Estamos acompanhando de forma contínua e cobrando diariamente o setor de saúde, com o objetivo de assegurar que o sistema opere com eficiência e que o ambiente esteja plenamente estruturado para atender as demandas da população”.
O prefeito Pedro Franco (MDB) informou o Jornal Polêmica através de mensagem via WhatsApp que as solicitações referentes as melhorias de atendimento público e qualidade de vida da população coelhense serão atendidas. “A prioridade de nossa administração é cuidar e zelar de nossa população”, disse ao Polêmica Pedro Franco.
Por Adolfo Aparecido Januário Pedroso
|